Para atualizar o cadastro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil, você pode seguir as seguintes etapas:
Acesse o site oficial do Meu INSS em seu navegador.
Faça login na plataforma utilizando seu CPF e senha cadastrada. Caso ainda não tenha uma conta, você pode criar uma seguindo as etapas de cadastro.
Após fazer login, você será direcionado para a página inicial do Meu INSS. No menu lateral esquerdo, clique em “Agendamentos/Solicitações”.
Na próxima página, clique em “Atualização de dados cadastrais” no menu de serviços.
Serão exibidas as opções para atualizar diferentes informações cadastrais, como endereço, telefone, e-mail, estado civil, entre outros. Selecione a opção desejada.
Preencha os campos com as informações atualizadas e clique em “Avançar” ou “Próximo” para prosseguir.
Em seguida, você precisará enviar a documentação comprobatória das alterações solicitadas. Isso pode incluir documentos como comprovante de residência, certidão de casamento, documentos de identificação, entre outros. Siga as orientações apresentadas na tela para anexar os documentos necessários.
Após enviar os documentos, revise todas as informações preenchidas e os documentos anexados. Certifique-se de que estão corretos e clique em “Enviar”.
Aguarde a análise do INSS. Eles podem entrar em contato caso necessitem de mais informações ou documentos complementares.
É importante destacar que algumas atualizações de dados cadastrais no INSS podem ser feitas diretamente nas agências do INSS. Caso prefira ou caso seja necessário, você pode agendar um atendimento presencial em uma agência do INSS para fazer a atualização. Para isso, utilize a opção de agendamento disponível no site do Meu INSS.
Lembre-se de manter seus dados cadastrais atualizados no INSS, pois isso é importante para garantir o acesso a benefícios e serviços previdenciários.